A importância dos polímeros para poços artesianos.
- Equipe Perfurato

- 16 de jun.
- 3 min de leitura

Perfurar um poço artesiano exige técnicas específicas e produtos de alta qualidade que garantem a sua eficiência e durabilidade. Entre os materiais essenciais para o sucesso desta operação, se destacam os polímeros.
Mas, o que são polímeros?
Polímeros são macromoléculas, ou seja, moléculas grandes e complexas, formadas pela união de muitas moléculas menores, chamadas de monômeros. Esses monômeros se ligam entre si através de ligações químicas, formando longas cadeias ou estruturas complexas.
Os polímeros podem ser naturais, como a celulose e o amido, ou sintéticos, como o plástico e a borracha.
Onde eu posso encontrar polímeros de alta qualidade?
Se você busca um produto excelente para a sua perfuração, conte com a nossa linha de polímeros!
Tipos de polímeros e suas aplicações:
1º Polímeros para perfuração e estabilização do poço
Tem como principal objetivo:
Aumentar a capacidade do fluido de transportar os detritos (cascalho, argila) para a superfície e manter os sólidos em suspensão quando a circulação é interrompida;
Prevenir o inchamento e a dispersão de formações argilosas, evitando o colapso das paredes do poço;
Manter a estabilidade do furo durante a perfuração;
Reduzir a infiltração do fluido de perfuração em formações permeáveis, otimizando o uso de água e a estabilidade do poço.
Formar uma fina camada (reboco) nas paredes do poço, selando pequenas fissuras.
Dentro da nossa linha, oferecemos duas opções principais:
Poliplus (emulsão/gel): disponível em embalagens de 5 kg e 20 kg, esse polímero é de fácil preparo, ideal para quem busca praticidade. Sua dosagem recomendada é de 1 litro para cada 1.000 litros de água.

Poli100 (pó): mais concentrado, esse produto exige um pouco mais de tempo para dissolução, mas oferece maior economia na obra. A dosagem é de 150 gramas para cada 1.000 litros de água.

Ambos os produtos devem ser bem agitados antes do uso para garantir que as cadeias de polímeros se abram e atinjam o máximo de eficiência.
É importante lembrar também, que estes polímeros podem ser substituídos, caso necessário, pela bentonita. Porém, a bentonita nunca pode ser utilizada em conjunto com estes produtos, uma vez, que corre o risco de coágulo.
2º Polímeros para limpeza
Tem como principal objetivo:
Quebrar as partículas argilosas aglomeradas, facilitando sua remoção do poço.
Auxiliar na remoção de outros sedimentos e depósitos.
Aglomerar partículas finas em suspensão para facilitar sua remoção por bombeamento ou outros métodos.
Dentro da nossa linha, oferecemos estas duas opções principais:
1. Poli500: Utilizado na finalização de novos poços, esse produto remove detritos residuais da perfuração, como restos de bentonita e polímeros, desobstruindo microfissuras e aumentando a vazão do poço. A dosagem varia entre 8 e 12 kg para cada 1.000 litros de água.

3º Polímeros para desincrustação de poço antigo
Embora ácidos e outros produtos químicos sejam os principais agentes desincrustantes, alguns polímeros com ação dispersante e tensoativa (como o HexaT) podem auxiliar na remoção de incrustações minerais e biológicas, facilitando a ação dos produtos desincrustantes. Eles podem ajudar a soltar e suspender os depósitos, tornando a limpeza mais eficaz.
Dentro da nossa linha, oferecemos esta opção principal:
1. Policlean: Desincrustante bactericida perfeito para poços antigos. Elimina minerais, ferrugem, sedimentos e biofilmes, melhorando a eficiência do poço. Dosagem: 5 kg a cada 1.000 litros de água."

4º Polímeros para redução da poeira de perfuração
Embora não seja a função primária da maioria dos polímeros tradicionais para fluidos de perfuração à base de água, alguns polímeros específicos ou formulações podem ser utilizados em técnicas de perfuração a seco ou com névoa para aglomerar as partículas de pó geradas, reduzindo sua dispersão no ambiente.
Isso é mais comum em perfurações de rochas em mineração ou construção civil, mas pode ter aplicações em poços artesianos em certas situações.
Principais vantagens dos polímeros
Sustentabilidade: os polímeros da nossa linha são formulados para serem facilmente degradados pela natureza, sem riscos toxicológicos para o meio ambiente ou para o ser humano.
Eficiência: garantem a estabilidade do poço, a remoção de resíduos e a limpeza do local, otimizando o processo de perfuração.
Economia: produtos como o Poli100 e o PoliCMC oferecem maior rendimento, reduzindo custos na obra.
Portanto, se você está planejando perfurar um poço artesiano ou precisa de orientação sobre os melhores produtos para sua obra, entre em contato com um dos nossos vendedores! Vai ser um prazer atender você!


Comentários